Graduado e mestre em História e Culturas Políticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Defendeu a dissertação intitulada "'Sim, sou um negro de cor.' Wilson Simonal e a afirmação do Orgulho Negro no Brasil dos anos 1960", sob orientação de Miriam Hermeto.
Paranhos, Adalberto Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo” Prefácio de Maria Izilda S. Matos São Paulo: Intermeios; CNPq; Fapemig, 2015. 202p.
Referências
ALVES, Maria Helena M. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). São Paulo: Edusc, 2005.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1988.
AUSTIN, John. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes médicas, 1990.
BALTA, Marcos. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CASTRO, Maria Ceres et al. Segundo Encontro Nacional de Rádio Ciência. Belo Horizonte: Cedecom/UFMG, 2008.
HARTOG, François. O espelho de Heródoto: ensaios sobre a representação do outro. Trad. Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
_______. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Trad. Andréa Souza de Menezes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
JASMIN, Marcelo; FERES Jr, João. (Org.) História dos conceitos: diálogos e perspectivas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Maas, Carlos Pereira e César Benjamin. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Contraponto, 2012.
MARTINS, Franklin. Quem foi que inventou o Brasil? A música popular conta a história da República. São Paulo: Nova Fronteira, 2015. vols. I, II e III.
MATOS, Cláudia; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda (Org.) Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.
MELLO, Zuza H. de; ZEVERIANO, Jairo. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. São Paulo: Ed. 34, 1999. vols. I e II.
MIRANDA, Wander. Brutalidade e jardim: tons da nação na música brasileira. In: STARLING, Heloisa; EISENBERG, José; CAVALCANTE, Berenice (Org.) Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. vols. 1, 2 e 3.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NAVES, Santuza. Canção popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
NETO, Lira. Getúlio. São Paulo: Companhia das letras, 2012-2014. vols. I, II e III.
POCOCK, John. Linguagens do ideário político. São Paulo: Edusp, 2003.
PRADO, Magaly. História do rádio no Brasil. São Paulo: Ed. da Boa Prosa, 2012.
SKINNER, Quentin. Significado y comprensión en la historia de las ideas. Prismas, Revista de historia intelectual, Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, n.4, 2000.
STARLING, Heloisa; EISENBERG, José; CAVALCANTE, Berenice (Org.) Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. vols. 1, 2 e 3.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. Trad. José Laurenio de Melo. São Paulo: Edusp, 1992.