Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Falando de História hoje

v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro

A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i4.98
Enviado
junho 18, 2014
Publicado
2014-06-19

Resumo

Nos últimos anos a formação de professores de História tem se tornado objeto de importantes pesquisas realizadas por historiadores e educadores. A vitalidade desse campo de pesquisa pode ser evidenciada no crescente número de trabalhos e artigos expostos e publicados em encontros, como os organizados pela Associação Brasileira de Ensino de História (Abeh), e em periódicos científicos. Entretanto, a maior parte dos estudos se debruça sobre as ‘questões pedagógicas’ e curriculares atuais, concedendo pouca atenção à história dessa formação. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma periodização possível para análise da história da formação dos professores de História no Brasil. Para tanto, temos como referência teórica autores da história da educação e do ensino de História. Utilizamos, ainda, as diferentes legislações normatizadoras referentes à forma

Downloads

Não há dados estatísticos.