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Artigos

v. 14 n. 30 (2025): Janeiro-Abril

Residência Pedagógica, práticas antirracistas e o ensino da História: experiências de formação em Curitiba (PR)

  • Wilian Carlos Cipriani Barom
DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v14i30.1206
Enviado
maio 13, 2024
Publicado
2025-04-24

Resumo

O presente texto busca socializar as experiências do Projeto Residência Pedagógica – História em três colégios públicos de Curitiba (PR), ao longo dos anos de 2022 a 2024. Tendo como objetivos experimentar a vivência e a prática docente, aproximar teorias, conceitos e metodologias na resolução de problemas e desafios do ambiente escolar, e, também, propiciar um espaço de engajamento de professores preceptores na formação de discentes acadêmicos, o projeto elegeu a temática A presença e o impacto da população negra na construção física e social da cidade de Curitiba, a partir da problematização e aplicação didática do roteiro turístico Linha Preta Curitiba e Projeto AfroCuritiba. Contando com a participação de bolsistas, voluntários e preceptores, o projeto atuou em três frentes ao longo dos anos: formação individual, intervenção na comunidade escolar e elaboração e aplicação de materiais didáticos.

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