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Dossiê

v. 14 n. 30 (2025): Janeiro-Abril

Telenovelas como dispositivos pedagógicos midiáticos: práticas de educomunicação para o ensino de História a partir de Lado a Lado

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v14i30.1219
Enviado
junho 23, 2024
Publicado
2025-04-24

Resumo

Este artigo propõe possibilidades de uso de telenovelas como dispositivo pedagógico midiático para ensino da História, por intermédio da pedagogia da comunicação. A partir de Lado a Lado (2012-2013), é proposta uma intervenção, com práticas da educomunicação, ancorada em três características da novela: 1) retratar acontecimentos históricos pelo olhar das classes mais silenciadas pela Historiografia tradicional; 2) utilizar-se do contexto histórico como parte da trama e 3) expandir os capítulos com o uso de recursos transmidiáticos. A análise mapeou quatro categorias temáticas presentes na novela com o potencial para o ensino de História. Em seguida, um modelo metodológico para práticas pedagógicas escolares é apresentado com indicação de cenas e auxílio de “marcadores didáticos” para cada acontecimento histórico a ser discutido em sala de aula.

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