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PRÓXIMA CHAMADA - Interculturalidade crítica e aprendizagem da História em perspectiva latino-americana

2025-05-19

A Revista História Hoje (Qualis A1) convida a comunidade do Ensino de História para submeter artigos para o dossiê Interculturalidade crítica e aprendizagem da História em perspectiva latino-americana


Organizadores: Jean Carlos Moreno (UEL), Nilson Martin (Universidad del Valle - Colômbia) e Paulina Escalante (Universidade Autônoma de Querétero - México)

Ementa

O discurso homogeneizador da modernidade capitalista, e seu corolário, o Estado-nação, engendrado no século XIX, espelho ideal onde as sociedades deveriam perceber sua unidade orgânica, vem sendo questionado fortemente nas últimas décadas. De fato, em países periféricos, em relação à divisão internacional do trabalho, o discurso nacional identitário funcionou, até muito recentemente, como continuidade de um projeto colonizador, pois a modernidade europeia se apresentava como modelo e meta. Fazer parte do concerto das nações civilizadas foi desejo explícito entre os intelectuais-pedagogos que se dispuseram a pensar e propor um modelo identitário nacional. Nesta caminhada, a chamada “questão racial” passou a ser crucial para os projetos identitários das nações surgidas do colonialismo europeu.

Tem-se, portanto, na atualidade, um momento de embate mais intenso, nas sociedades que foram colonizadas, com a tentativa de passagem de uma pedagogia normalizadora (PUIGGRÓS, 1991) para uma interculturalidade crítica (OLIVEIRA; CANDAU, 2010). Aos discursos identitários herdados e/ou atribuídos, outros são escolhidos, reivindicados, reinventados em batalhas intensas travadas em espaços culturais e simbólicos, seja na produção acadêmica, na mídia, na memória e na tradição ou na escola.

O ensino e a aprendizagem da História constituem-se como um dos epicentros destas lutas sociais. A História científica, a educação cívica e a memória coletiva se entrecruzam no horizonte da história produzida para e pela escola e torna-se imperativo investigar e compreender similitudes e diferenças no espelho social que os países da Latinoamérica estendem para si mesmos nesse contexto de crise da modernidade.

Por conseguinte, a proposta deste dossiê - que surgiu dos debates do Círculo de Diálogo: A Educação Antirracista em uma perspectiva transnacional, no evento 20 Anos depois: A Lei 10.639/2003 e o Ensino de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH) em maio de 2023 - é apresentar e refletir como, em diversos países da América Latina, o ensino e a aprendizagem da História vêm sendo tensionados pela perspectiva da interculturalidade crítica. Reconhece-se, destarte, que o fenômeno da aprendizagem da História se dá na cultura, portanto no conflito.

O caminhar dos pesquisadores do ensino de História tem indicado que a mera inclusão de novos sujeitos ou temas em um Código Disciplinar (CUESTA FERNANDEZ, 1997) naturalizado - muito bem assentado na tradição, como uma representação muito resistente a mudanças - não é suficiente. A interculturalidade crítica indica que se necessita ir além da convivência harmônica entre desiguais, estabelecendo o compromisso do ensino escolar da História com as transformações estruturais necessárias para superar as heranças do colonialismo na construção de políticas outras do tempo histórico e escolar.

Neste entendimento, o dossiê proposto prospecta, entre outras possibilidades: a) artigos de balanço (estado da arte) das pesquisas e proposições para o ensino e aprendizagem da História em perspectiva intercultural em países que compõem a América Latina; b) artigos que comparam as pesquisas e proposições para o ensino e aprendizagem da História, em perspectiva intercultural, entre dois ou mais países que compõem a América Latina; c) análises de propostas curriculares, pela perspectiva intercultural, de países que compõem a América Latina; d) análises de livros e demais materiais didáticos, na perspectiva intercultural, de países que compõem a América Latina (neste caso dar-se-á preferência para comparações entre coleções de um mesmo país ou de países distintos, investigações sobre programas institucionais em cada país etc.); e) investigações sobre Projetos ou Programas, governamentais ou não, que incidem sobre o ensino e aprendizagem da História em perspectiva intercultural em países que compõem a América Latina.

Período para submissão de artigos: 22 a 30 de junho de 2025