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Dossiê

v. 14 n. 30 (2025): Janeiro-Abril

As pedagogias culturais e o estudo das relações étnico-raciais nas tramas da telenovela Nos Tempos do Imperador

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v14i30.1231
Enviado
junho 29, 2024
Publicado
2025-04-24

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das representações racializadas e as dimensões pedagógicas na telenovela Nos Tempos do Imperador a partir da perspectiva do campo dos Estudos Culturais. Nesse sentido, emprega-se a análise cultural a partir de três imagens e alguns excertos textuais que acompanham as cenas captadas pelas imagens no último capítulo da telenovela, para pensar o papel das relações étnico-raciais na construção de um currículo decolonial, onde docentes e discentes sejam interpelados na produção de novos significados para a construção de uma pauta de educação antirracista, considerando as premissas das Leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008. A partir dessa contextualização, faz-se necessário repensar as identidades docentes na contemporaneidade, problematizando o papel da formação docente numa perspectiva da interculturalidade, no qual chamamos a atenção para a desnaturalização do olhar, como forma de constituir novas lentes para pensar as relações étnico-raciais para além do ambiente escolar.

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